RAID (Redundant Array of Independent Disks) é um conjunto de discos formando uma unidade lógica de acesso para armazenamento de dados. É comumente utilizado em empresas e Data Centers devido a velocidade de retorno e segurança. Veja abaixo imagens que mostram o esquema de escrita em quatro tipos de arrays comumente utilizados:
Principais Arrays | RAID
A Crowdertech é uma empresa com altos índices de sucesso em recuperar STORAGES e SERVIDORES, desde pequenos até os de grande porte. Desenvolvemos tecnologia própria para obter os melhores resultados. Atualmente somos referência em recuperação de dados em absolutamente todos os tipos de arrays. Somos especialistas em recuperar RAID.
Tipos de Arrays atendidos
- RAID (0,1,5,6,10,50,60,Z,Z2,Z3)
- NAS
- SAN
- MAC PRO/Xserver RAID
- DAS
- RAID Custom
- JBOD
- LUNS
- HP EVA
- DROBO Beyond RAID
- RAID Combinados
- RAID Virtualizado
Problemas Comuns
- Rebuild incompleto
- Formatação
- Queda de energia
- Falha no disco
- Corrupção de arquivos
- Corrupção de partição
- Desastres naturais
- Erro humano
- Ataque ransomware
- Migração incompleta
- Controladora queimada
- Perda sincronismo do array
Nosso processo
Saiba mais como funciona o nosso processo em recuperar RAID. Força tarefa exclusiva. Na Crowdertech você estará seguro.
Soluções personalizadas
A Crowdertech é especialista em recuperar RAID, investimos pesado em atualização técnica e estudo de casos. Internamente temos um cultura de desenvolvimento de solução própria, assim conseguimos determinar uma solução adequada para cada caso que chega até os nossos laboratórios. Somos o único laboratório no Brasil com uma força tarefa exclusiva para trazer seus dados de forma segura. Todas as nossas frentes de trabalhos são customizáveis, você terá a liberdade e a tranquilidade em definir a metodologia desde a avaliação até processo final de recuperação de dados.
Diagnóstico Customizável
Na Crowdertech você é quem define o tipo de diagnóstico que deseja e de quanto em quanto tempo deseja receber atualizações sobre o processo de recuperação dos dados.
Pagamento Facilitado
Perda de dados não é algo comum, se você foi pego de surpresa, não se preocupe, facilitamos o pagamento e você continuará tranquilo, na medida do possível.
Conferência Remota
Criamos um departamento que cuida exclusivamente do processo de conferência dos dados recuperados. Você não precisará vir até a empresa, faça isso online.
Especialista Concierge
Em todos os nossos processos desde a entrada até a saída do seu material, fique tranquilo, sempre terá um especialista 24h por dia disponível para sanar todas as suas dúvidas.
Modelos atendidos
Nossas Habilidades | Skills
*Porcentagens baseadas em sucesso nos casos ao longo de 12 anos.
Tipos Comuns de RAID
RAID 0
Conhecido como “striping” é um arranjo formado a partir de 2 HDS do mesmo tamanho e a forma de escrita acontece por faixas de setores, os dados são distribuídos pelo arranjo seguindo a faixa. A faixa de dados em cada disco é definido geralmente na configuração do arranjo e quanto maior a faixa mais lento se torna. Indicamos que configuração não passe de 64 bytes por faixa ou 128 setores, porém em alguns casos a configuração é automática da própria controladora.
Repare que a faixa de dados começa no A1 do disco 0 e em seguida vai para o A2 do disco 1. A escrita segue por exemplo: 128 setores do disco 1, 128 setores do disco 2. Apesar de oferecer uma velocidade consideravelmente boa, a nível de segurança não é o mais indicado. Como você pode ver na imagem, os dados são distribuídos pelos discos sem redundância alguma, ou seja, se um dos discos parar, automaticamente o RAID não será mais reconhecido e se o disco que parou não for passível de recuperação, você não terá mais os seus dados de volta, a não ser que seus arquivos sejam extremamente pequenos e fique dentro da faixa, porém hoje em dia é muito difícil dados pequenos.
RAID 1
Conhecido também por “mirror” em tradução livre significa espelhamento. Nesse arranjo, a configuração acontece a partir de 2 HDs e tem escrita simultânea de dados em ambos os discos exatamente iguais. A vantagem desse arranjo é a replicação dos dados, porém vale a atenção em relação sobre a replicação. O que acontece muito, é a replicação falhar e não avisar e quando você perde os dados do primeiro disco (disco principal) e vai checar o secundário (espelho), percebe que os dados não funcionam. Isso acontece porque o espelhamento quebrou. Veja abaixo como funciona a escrita:
Se você não precisa de muito espaço e nem de velocidade elevada, essa pode ser uma solução para você, desde que siga a orientação de sempre avaliar a integridade dos dados no espelho. Importante salientar que se o disco 2 parar, você continuará usando normalmente, então a avaliação do espelhamento é necessária, quase que diariamente.
RAID 0+1
Esse é um arranjo de RAID que chamamos de “custom”, devido customização que combina velocidade com replicação. Gostamos bastante dessa configuração, apesar de não ser comum o seu uso, pois a configuração tanto via hardware como via software não é tão fácil de se encontrar. Nessa configuração, o aproveitamento da velocidade do RAID 0 com a segurança do espelhamento do RAID torna a configuração hibrida, segura e performática. A desvantagem é que para chegar nessa configuração você precisará de 4 HDs tornando caro demais manter essa configuração, principalmente se você precisa de bastante disponibilidade de espaço. Abaixo, o esquema de escrita desse arranjo:
Repare que o conjunto A de RAID 0 com 2 discos espelha para o conjunto B de 2 discos. Outra desvantagem que podemos falar sobre esse arranjo, é se você tiver a infelicidade de parar 2 discos espelhados, exemplo:
Disco 0 espelha para o disco 2 e disco 1 espelha para o disco 3
Se você perder o disco 0 e 1, não tem problema (caso o espelhamento esteja funcional), teoricamente seus dados permanecem íntegros, agora, se você perde o disco 0 e o disco 2 você não terá mais os seus dados de volta.
RAID 10
Muitas pessoas confundem o RAID 10 com RAID 0+1, não é a mesma coisa, pelo contrário, são completamente diferentes. No RAID 0+1 você tem 2 conjuntos de RAID 0 espelhando um para o outro enquanto no RAID 10 você tem 2 conjuntos de RAID 1 interligados pelo RAID 0, confuso? Veja a imagem abaixo:
Outra configuração hibrida que gostamos bastante justamente por causa da velocidade, porém caro de se manter devido a replicação, embora a segurança seja razoável, porém como o RAID 0+1, você não pode perder os espelhos de forma alguma.
RAID 5
O mais comum de todas as configurações, esse arranjo é amplamente utilizado devido a sua segurança e versatilidade no sentido de manter o funcionamento mesmo que um HD danifique, isso ocorre devido a redundância de paridade. Nessa modalidade, obrigatoriamente você irá precisar de três discos (mínimo) para configurar o arranjo.
O que é paridade?
Apesar que paridade tem a ver com cálculos de bits, não iremos falar especificamente sobre essa vertente. O conceito dentro da área de RAID, significa a replicação de bits iguais espalhados por todos os discos que compõem o arranjo. Devido a essa replicação, um HD será sacrificado sempre para manter a redundância, por isso é amplamente usado, caso um disco danifique, o arranjo continua em funcionamento e você tem a possibilidade de trocar o disco danificado e executar um comando chamado REBUILD para que o disco seja atualizado com as informações.
O erro comum que muitas pessoas cometem é não dar atenção para esse processo de rebuild e negligenciam. A maioria dos casos que recebemos para recuperar dados do RAID danificado é devido a negligência, enfim, vale a pena se atentar sobre o RAID estar funcionando de forma degradada (sem um disco), porque caso pare mais algum, você perderá acesso aos dados. Já vimos casos de fabricante orientar o usuário a religar o sistema com todos os discos e isso causar danos maiores ainda ao arranjo. Não faça isso! Colocar um disco “desatualizado” no arranjo através do rebuild irá corromper a estrutura lógica dos seus dados.
Disco “Spare”
É um HD reserva, que não está configurado pra fazer parte do arranjo inicialmente, porém fica acionado para entrar no lugar de algum outro que falhar. A configuração do spare acontece no momento que você cria o arranjo. Indicamos o spare, justamente pela facilidade de ele entrar automaticamente e já ser atualizado com os dados pela controladora.
Abaixo, veja a forma que o RAID 5 se comporta:
As referências Dp, Cp, Bp e Ap são as faixas de paridade. Elas são responsáveis pela reconstrução dos dados caso haja uma falha de disco. É uma das coisas mais fascinantes de se ver, o comportamento disso em baixo nível (programação).
Aqui existe um detalhe que acho ainda mais fascinante; cada controladora utiliza a sua configuração de forma a atingir os seus objetivos. Nesse caso da imagem acima, a paridade começa no disco 4, porém ela poderia começar no disco 3 por exemplo e inclusive mudar a direção, exemplo: Partir do disco 3 para o 2. Essas configurações tem um nome, e na área de recuperação de dados, é imprescindível você dominar isso, caso contrário você não conseguirá montar o RAID de forma correta. Vamos falar sobre essas configurações.
Backward, Backward Dynamic, Forward, Forward Dynamic, Parity Delayed
Backward
Esse esquema demonstra o RAID 5 em modo “Backward”, a paridade começa no disco C e corre sobre os demais discos da direita para a esquerda sempre partido do disco C e seguindo a sequência de simetria. 1 2 P 3 P 4 P 5
Backward Dynamic
Aqui existe uma mudança de direção, a paridade continua fixa, partindo do disco C da direita para a esquerda, porém muda a dinâmica de escrita dos dados. Repare que existe um “cruzamento” 1 2 P 4 P 3 P 5 6.
Nota
Em nossos testes em laboratório, não percebemos grandes diferenças entre a velocidade das configurações, apenas é uma questão de logística das fabricantes. Acredito que por conta propriedade intelectual, nasceram outras formas de escrita.
Forward
Percebe que mudou a direção das paridades nessa configuração? Agora ela inicia no disco A e parte da esquerda para a direita. Essa configuração também é conhecida por “Right Asynchronous”, geralmente não é usada mais, porém ainda existem muitas controladoras em operação que utilizam essa configuração. Recebemos em nosso laboratório, equipamentos antigos da DELL que utilizar ambas as configurações: Forward e Forward Dyn.
Forward Dynamic
Paridade fixa da esquerda para a direita, mudou a dinâmica de gravação dos dados. Conhecida também por “Right Synchronous”.
Parity Delayed
Comum em RAID da HP/Compaq, a paridade é maior aqui ela ocupa 3 faixas de blocos em cada disco, porém pode ser muito maior, temos casos de até 16 faixas de blocos em disco. Um dos mais difíceis de se recuperar, inclusive tem varrições de direção (Backward, Backward Dynamic, Forward, Forward Dynamic).
Importante salientar que listamos apenas essas, porém existem mais configurações. Existem as configurações que chamamos de “custom”, muito raros. Um dos mais complicados que já vimos são os RAID PRO (solução da Apple), Beyond RAID (solução da DROBO) e por último e mais difícil de todos o HP EVA. Iremos falar de cada um deles.
Exemplo de RAID Customizado (RAID PRO):
Exemplo de RAID Beyond:
Nota
Ainda existem mais variações de RAID 5, são eles os RAID 5E e RAID 5EE, não são comumente usados.
RAID 50
Arranjo bastante usado também, oferece bastante segurança e agilidade por causa do RAID 0 presente na junção dos SETS de RAID 5. Você precisará avaliar se o custo vale a pena, pois cada SET de arranjo RAID 5 perde um disco devido a paridade e a configuração inicial é a partir de 6 discos. Veja abaixo como funciona esse array:
RAID 6
O RAID 6 é uma evolução do RAID 5 com paridade dupla, ou seja, existe uma segurança maior. Nesse arranjo, dois discos são reservados para armazenar as paridades. Gostamos bastante dessa configuração, devido a segurança e velocidade proporcional, porém, dependendo do espaço que você precise, pode ser tornar caro demais mantê-lo devido a “indisponibilidade” de dois discos. Importante salientar que o RAID 6 só é possível configurar a partir de 4 discos e também tem o mesmo esquema de leitura do RAID 5 (Backward, forward, etc). Veja abaixo como funciona a paridade:
Percebe que as paridades sempre caminham juntas nessa configuração? Essa é a segurança oferecida por esse arranjo, além do RAID 6, existem outras variações como RAID 6E e RAID 6 XOR, ambas com as mesmas características de paridade dupla, porém mudam a forma como a paridade é escrita nos discos.
RAID 60
Seguindo as mesmas características do RAID 50 citado acima, esse arranjo oferece ainda mais segurança devido a paridade dupla do RAID 6. Atualmente é bastante usado e dificilmente vemos problemas com perdas de dados nesse arranjo. São necessários 8 discos para começar a configurar esse array. Saiba mais vendo a imagem abaixo:
Gostamos de recuperar RAID.
Parcerias de sucesso
Nossos diferenciais | TOP five
Agilidade
A Crowdertech encara a agilidade como algo sério. Sabemos que todo cenário de perda de dados é extremamente estressante, então temos o compromisso de oferecer o melhor prazo do mercado para a recuperação dos dados
Sigilo
Se você precisa de confidencialidade, está no lugar certo. Nosso departamento jurídico desenvolveu um NDA (acordo de não divulgação) exclusivo para o processo ser mais seguro. Também aceitamos NDA da sua empresa
Capacitação
Nossos técnicos são altamente treinados para todos os cenários que envolve perda de dados. Há 12 anos desenvolvendo tecnologia de ponta e antenados com o que há de melhor em recuperação de dados
Suporte 24x7x365
Sabemos que não se escolhe o horário que o ambiente vai parar e você precisar recuperar dados importantes. Temos um time exclusivo para atendimentos emergenciais independente do dia e horário.
No Pay
Garantimos a satisfação completa de todos os nossos clientes, queremos oferecer uma experiência jamais vista. Você somente irá pagar caso os dados sejam recuperados. Oferecemos a possibilidade de testar os dados recuperados.
Perguntas Frequentes
Perguntas e respostas mais frequentes
É possível recuperar RAID com rebuild incompleto?
Sim, precisaremos de todos os discos que compõem o RAID. Já recuperamos diversos arrays que foram comprometidos por rebuilds incompletos.
Após o suporte da fabricante, foi detectado que não será possível recuperar o RAID
Geralmente as empresas desenvolvedoras de hardware desconhecem o processo de recuperação de dados. Nesse caso, procure um empresa especialista em recuperar RAID
Quais os tipos de RAID que vocês recuperam?
Todos os tipos de RAID. Existem algumas configurações que chamamos de “RAID custom”, essa configurações geralmente segue padrões diferentes dos habituais. Nossa equipe desenvolve soluções próprias para obter resultados positivos nesse tipo de RAID. Tipos Comuns: RAID 0, 1, 5, 6, 10, 50, 60 etc
Controladora RAID queimada, é possível recuperar?
Sim, inclusive você não precisará trazer nenhuma controladora para o nosso laboratório, possuímos estrura para leitura de todos os tipos.
Sumiu um disco da configuração de RAID
Se for RAID 5 por exemplo, você não precisa se preocupar que conseguimos remontar o RAID faltando disco, porém se o disco que sumiu for o disco atualizado do array, você terá dados desatualizados e com algum nível de corrupção de dados.
Devo levar meu servidor ou storage?
Não, precisamos apenas dos discos que compõem o sistema RAID. Fale com nossos consultores antes. Em pouquíssimos casos precisaremos dos equipamentos.
Como embalar os meus discos para enviar?
Indicamos que você enrole os discos separadamente em embalagens bolhas, generosamente, coloque em caixas com proteção de espumas. Importante você identificar os discos com a posição deles de baia.
Posso desligar o RAID abruptamente?
Não, é necessário encerrar todas as atividades de forma segura. Ao desligar o RAID de forma abrupta, você corre o risco de corromper a estrutura de dados e até mesmo a partição. Siga os protocolos de boas práticas.
Quanto tempo para recuperar dados RAID?
Depende do caso, quantidade de dados, complexidade para acessar os dados. Existem casos que são extremamente rápidos, porém existem outros que não são habituais e precisaremos criar soluções personalizadas
Vocês fazem retirada?
Atualmente somente dentro de São Paulo (Capital). Fale com o nosso time comercial para definir a retirada. Para outras cidades, você poderá enviar por Correios ou transportadoras. Embale os discos de forma que os proteja bem.
Para saber mais sobre recuperar RAID ou tirar dúvidas clique aqui e fale conosco agora mesmo. Estamos online.
Decisivos
Crowdertech
Estamos prontos para desmistificar o processo de recuperação de dados. Fale agora mesmo com a nossa equipe de especialistas. Agilidade e confidencialidade garantidas.