Perdeu Dados do seu RAID? Veja essas dicas

Introdução

Nossas recomendações foram geradas com base em nosso histórico de situações diárias que recebemos. Colocando em prática, certamente irá preservar o ambiente intacto e facilitar a recuperação dos dados e consequentemente o restabelecimento do ambiente afetado.

Qual o primeiro passo?

• Sabemos que o cenário de perda de dados ou perda de acesso aos dados geram um transtorno incalculável. Nesse momento, a pressão aumenta e ficamos suscetíveis a cometer erros que podem dificultar ainda mais o processo de recuperação de dados. A primeira coisa a se fazer, ainda que muito difícil é manter a calma.

Devo tentar resolver o problema?

• É comum não ter certeza do que ocorreu, o sistema parou da noite para o dia e sem avisos! Nesse momento, é importantíssimo não procurar a causa. Existem casos que ao tentar descobrir a causa do problema (que era mínimo), se tornou um problema generalizado e com chances mínimas para restabelecer o ambiente. Caso não tenha certeza, junte a equipe técnica e através de logs gerados pelo sistema, façam uma leitura sobre o ocorrido. Não faça, em hipótese nenhuma, movimentações físicas em discos alocados e também movimentações lógicas (rebuilds). Esse tipo de movimentação, quase sempre danifica a estrutura.

CheckDisk?

• Não permita que ocorra a realocação de setores ou arquivos problemáticos, o famoso “CheckDisk” (chkdsk). Esse comando é prejudicial para o ambiente de recuperação de dados. Fique atento ao reiniciar o sistema, esse comando é executado quase sempre automaticamente.

O que devo fazer em casos de arquivos deletados?

• Em casos de arquivos deletados, é importante não gravar absolutamente nenhuma informação após ter deletado. Todos os sistemas operacionais se baseiam em uma tabela de informações sobre o conteúdo armazenado e quando um arquivo é deletado, automaticamente o sistema recebe a informação que o local está disponível para a gravação de um outro arquivo. O arquivo deletado ainda permanece no mesmo lugar, porém não visível ao usuário. A próxima gravação irá sobrescrever a informação deletada e não será mais possível recuperar a informação.

Sistema operacional, posso continuar utilizando logo após deletar dados?

Não deixe o sistema operacional online após ter deletado dados importantes, ele poderá continuar a gravar dados em background e sobrescrever informações que foram deletadas. Caso haja necessidade de recuperar os dados, é importantíssimo manter o ambiente original.

HDs com barulhos estranhos?

• Mal sinal, em hipótese nenhuma tente ligar os discos danificados. A tentativa de forçar o funcionamento do disco defeituoso irá avariar ainda mais o sistema de leitura do disco, causando graves problemas e até mesmo impossibilitando a recuperação.

Falou com o fabricante e não resolveu?

• Caso tenha contatado o suporte do fabricante do storage e foi orientado a substituir o disco defeituoso, não permita que o fabricante leve o disco defeituoso. Esse disco poderá ser a sua única chance de recuperar os dados íntegros.

Programas da internet resolvem?

• Existem alguns programas milagrosos na internet que prometem recuperar todos os dados e sem custo. Não caia nessa, programas gratuitos, em nosso histórico pudemos observar que eles alteram os registros e causam transtornos afetando a base original. Caso você tenha obtido sucesso com a recuperação dos dados por alguma ferramenta, certifique-se em gravar as informações em um local seguro e diferente da base originária.

Existem empresas de recuperação de dados que sejam profissionais?

• Existe sim. Caso não tenha obtido sucesso, procure o mais rápido possível uma empresa especializada em recuperação de dados com know-how em sistemas complexos e que oferecem suporte capacitado.

Indicação

(Cronologia dos fatos)

10 – A Crowdertech disponibiliza um time 24/7 pra acessar o ambiente remotamente e ajudar a equipe técnica a entender o que aconteceu no ambiente e consequentemente obter a melhor estratégia para a recuperação dos dados. A equipe da Crowdertech tem condições de fazer uma cronologia do problema, mapear através de formulários e trazer uma solução ímpar para a volta do ambiente com agilidade, segurança e sigilo.

Saiba mais em: www.crowdertech.com.br

Dica

Quer saber mais sobre recuperar dados RAID? Visite a nossa página exclusiva: https://crowdertech.com.br/recuperar-raid/

small_c_popup.png