RAID-non-standard-capa

RAID Non-Standard, conceitos e definições

RAID Non-Standard é um conceito de “RAID fora do padrão” geralmente de origem open source com intuito de minimizar riscos, aumentar proteção e velocidade (performance) atribuídos aos dados, ou melhor, a leitura e escrita dos dados. Porém na prática, salvo o caso do RAID Z e já falamos sobre eles aqui no blog (https://crowdertech.com.br/2020/10/02/raid-z/) que tem nível elevado de segurança dos dados devido ao gerenciamento do ZFS (File System) os demais integrantes “non-standard” que na sua maioria já não são mais usados pois não oferecem os benefícios prometidos.

 Exemplos de RAID Non-Standard

Implementação proprietária da NetApp em sistemas ONTAP (sistema operacional desenvolvido para aplicações NetApp). Essa configuração é parecida com o tradicional RAID 6 que tem duas frentes em seu desenvolvimento, o “Reed-Solomon” e o “Double XOR” que são relacionados ao comportamento da paridade (diagonal ou em linhas de faixas/blocos). O RAID DP já é completamente diferente do RAID 6 tradicional, a distribuição da paridade não é pulverizada entre os discos, e fica fixa em dois discos, veja a imagem abaixo:

RAID-non-standard-RAID-DP-blog

Os discos 3 e 4 são as paridades. Devido a essa paridade dupla, assim como o RAID 6 tradicional, o RAID DP tem tolerância em perder dois HDs e ainda permanecer funcionando. O RAID DP sobressai em relação a velocidade, proteção e capacidade de reconstrução mais rápido que o RAID 6 tradicional. Veja a informação do fabricante:

RAID-non-standard-RAID-DP-2-blog

Extremamente interessante essa disposição que a NetApp criou no RAID DP, o nível de otimização entrega mais segurança e agilidade e segundo a própria marca, nem mesmo o RAID 10 consegue superar essa otimização.

  • RAID 1E

RAID parecido que com o RAID 1 convencional, porém não segue a mesma lógica de escritas em blocos comuns. Existem vários tipos de RAID 1E e aqui iremos listar três tipos apenas que fogem totalmente do tradicional, são eles: Near, Far e Interlevead

– NEAR

RAID-non-standard-RAID-1E-Near-blog

Interessante que só é possível criar esse tipo de arranjo usando a quantidade de discos ímpar, se for par, a configuração ficará bem parecida com o RAID 10.

– FAR

RAID-non-standard-RAID-1E-Far-blog

 

Esse é praticamente um RAID 10, muda apenas a forma de escrita dos dados no decorrer dos discos e pode ser configurado com números pares e ímpares de discos.

INTERLEVEAD

RAID-non-standard-RAID-1E-interlevead-blog

  • RAID 5E

RAID 5E lembra muito o RAID 5 tradicional com disco de SPARE. A diferença entre os dois acontece na disposição dos dados. No RAID 5 com SPARE tradicional, os dados não são escritos no disco de espera e no caso do RAID 5E os dados são escritos em todos os discos e no lugar do disco, são reservadas áreas lógicas que ficam em branco nos discos esperando a fala de algum disco para serem usadas. A vantagem em relação ao RAID 5 tradicional é na velocidade, porém perde e feio na reconstrução do array caso um disco falhe. Veja abaixo como é o comportamento do RAID 5E:

RAID-non-standard-RAID-5E-blog

  • RAID 5EE

RAID 5EE também é parecido com o RAID 5 tradicional e com o RAID 5E, o que difere para o RAID 5E é que a área destinada ao SPARE acompanha a paridade e não fica fixa no final da matriz. Essa configuração não tem performance como o RAID 5 tradicional e é extremamente lenta a reconstrução dos dados caso um disco falhe. Veja como funciona na prática:

RAID-non-standard-RAID-5EE-blog

Configuração parecida também com o RAID 6 + Spare (disco), porém nesse caso, os dados são pulverizados em todos os discos, reservando o final da matriz, deixando em branco para a reconstrução dos dados caso falhe 1 disco. Legal aqui é que se falhar mais um disco, o array continuará funcionando devido a duplicidade de paridade, ou seja, a tolerância é de até dois discos inoperantes. Veja na prática:

RAID-non-standard-RAID-6E-blog

  • BeyondRAID

Esse é uma das configurações mais fantásticas que tive o privilégio de ver, é uma configuração democrática, aceita discos de qualquer tamanho e modelo e você pode criar vários pools de armazenamentos da forma que quiser dentro do mesmo dispositivo. Muito comum em NAS da marca DROBO. Veja o exemplo:

RAID-non-standard-BeyondRAID-blog

  • Intel Matrix RAID

Configuração presente em alguns chipsets da Intel que permite criar configurações de RAID variadas sem o uso de um hardware (controladora). Esse tipo de configuração pode render bons frutos, pois você poderá configurar o seu sistema operacional pra rodar em RAID 0 (C:) e a sua partição de dados críticos (D:) rodar em RAID 1 (espelhamento). Importante salientar que para fazer isso, serão necessários dois HDs do mesmo tamanho. Veja como seria isso na prática:

RAID-non-standard-Intel-Matrix-RAID-blog

  • Declustered RAID

Uma configuração absurdamente fantástica, pois as configurações RAIDS são configuradas e espalhadas por todos os discos. A forma tradicional espalha os dados por blocos em discos individuais, nesse caso os dados são espalhados de forma lógica seguindo uma espécie de “trilha” com a proteção RAID seguindo o mesmo caminho. Veja na imagem abaixo o tradicional com clusters ativos x declustered RAID:

RAID-non-standard-Declustered-RAID-blog

Conclusão

Existem mais algumas soluções RAID proprietárias, não tão comuns como essas que citamos no artigo. As empresas tendem a fazer isso visando melhorar a performance, proteção dos dados e também para ter algo que difere das demais marcas com intuito de explorar o marketing nas vendas. Geralmente são soluções mais caras e dificilmente vemos por aí, principalmente no mercado brasileiro.

Recuperação de dados em RAID Non-Standard

Quando acontece problemas relacionados a estas configurações, é necessária uma expertise vasta em análise de dados em baixo nível (low-level) para determinar o tipo e traçar a melhor estratégia para a recuperação de dados. Boa parte das soluções de recuperação de dados não oferecem suporte para recuperação desses tipos de arranjo, sendo necessário a criação de algoritmos próprios para a reconstrução por completo dos dados perdidos. A Crowdertech é capaz de lidar com todos os ambiente e configurações disponíveis no mercado com agilidade e confidencialidade dos seus preciosos dados. Fale agora mesmo com os nossos consultores caso tenha alguma dúvida. Estamos sempre online e prontos para quaisquer desafios na área de RAID. Nossa equipe é especializada em ambiente críticos e de alta complexidade.

Saiba mais em:

https://crowdertech.com.br/2020/09/23/recuperar-dados-de-raid-0/

https://crowdertech.com.br/2020/09/14/tipos-de-raid/

https://crowdertech.com.br/2020/07/06/perdeu-dados-do-seu-raid-veja-essas-dicas/

Cobrimos qualquer orçamento.