O futuro da Recuperação de Dados
2008, jovem sonhador dentro de uma empresa de recuperação de dados, primeiro a chegar e último a sair, estudos e mais estudos sobre o mundo mágico da recuperação de dados. Parece até uma das milhares de histórias clichês que você encontra por aí em biografias. Resolvi contar tudo isso pra deixar um alerta pra você, nosso caro leitor ou curioso pela área: Data Recovery (Recuperação de dados) é uma das áreas que mais demandam força de vontade, fibra e acima de tudo PAIXÃO por dados! Isso mesmo, nosso mercado é extremamente apaixonante e ouso dizer sem medo de errar, somente aqueles que amam dados, amam bits, amam HDs e são completamente apaixonados por desafios, irão se dar bem nessa área e podem acreditar, não estou falando apenas de dinheiro e sim de satisfação em ver pessoas felizes por terem seus dados de volta.
Ainda em 2008
Me lembro de chegar à empresa, bancada abarrotada de HDs para avaliação de possibilidade recuperação dos dados perdidos. Me lembro que entre 2008 a 2010 tínhamos uma base de 15 HDs por dia somente para avaliar, fora os que já estavam em execução em nosso laboratório. Estou te contando essa particularidade com intuito de apenas trazer um dado interessante: As coisas mudaram completamente! Hoje não se tem mais tantas avaliações como há 10 anos atrás. Isso ocorre devido a mudança de tecnologia, há 10/12 anos atrás os computadores de mesa (desktop) e os notebooks eram os mais usados em empresas e até mesmo em casa. Dificilmente uma família não tinha um computador em casa, as empresas inclusive eram nossos maiores clientes devido ao número elevado de computadores em seus escritórios.
Porque diminuiu drasticamente a entrada de serviços na área de recuperação de dados?
Com a popularização dos smartphones em 2007 (lançamento do iPhone), conforme a tecnologia embarcada nos telefones, a necessidade de uso de computadores diminuiu. As funções vitais que obrigava o uso exclusivo em computadores, aos poucos foram sendo empregados em smartphones (e-mails, criação e edição de documentos, etc).
Chegamos ao ponto de até as televisões serem transformadas em consoles úteis à produtividade, decretando assim o final de um ciclo e a democratização da fonte de acessos.
Outro fator importante e que veio pra ficar, é a crescente venda de espaço para armazenamento e até mesmo execução de computadores virtuais em nuvem, trazendo segurança e muitos outros benefícios para os usuários, principalmente grandes empresas.
Diminuir o número de serviço, significa que as empresas do ramo vão quebrar?
Estando mergulhado por anos nessa área, posso afirmar que a continuidade está na inovação. Muitas tecnologias sumiram com o passar do tempo, posso citar aqui os disquetes por exemplo, porém o conceito de armazenamento de dados não vai desaparecer nunca. A tecnologia muda, o conceito não.
Ouso dizer que seguindo essa lógica, as empresas de recuperação que não se adequarem às novas tecnologias, vão ficar pra trás.
Me lembro que há alguns anos atrás, era muito difícil recuperar dados de pendrive, somente laboratórios inovadores se aventuravam e tinha resultados positivos. O cenário hoje é completamente diferente, surgiram muitas tecnologias para recuperar pendrive, principalmente os queimados que demandam de chip-off (retirada das memórias e leitura em dispositivos próprios, para a reconstrução e extração dos dados), porém quase ninguém utiliza mais esse recurso para armazenar dados, devido a facilidade de gravar em celular e nuvem (Google Drive é um bom exemplo). Hoje em dia, um dos maiores desafios é a recuperação em SSDs.
O que é SSD e porque é tão difícil recuperar os dados perdidos?
SSD é a abreviação para “solid state drive” em tradução livre: Unidade de estado sólido, utilizam memórias flashs para o armazenamento de dados.
A recuperação desse tipo de material se torna mais difícil devido a variedade de sistemas impressos nessas placas e memórias. Funcionam atreladas e muitas das memórias ainda vem com criptografia de fábrica, dificultando ainda mais o processo. Inevitavelmente você precisará de um técnico em eletrônica para ajudar no processo de recuperação.
Falar sobre o SSD é o gatilho pra você entender como funciona o processo de inovação dentro das empresas. Em 2010 já ouvíamos falar sobre essa tecnologia, que seria baseada em pendrives da época (lentos). Nos grupos de recuperação de dados, a discussão era se essa tecnologia passaria e muitos não acreditaram. Pior do que isso, não se prepararam para esse cenário, infelizmente eu vi muitos amigos perdendo as suas empresas pela falta de inovação.
Inovação, o caminho certo a seguir para o futuro da recuperação de dados
Atualmente, o tema mais comentado no mundo da tecnologia é a segurança das informações. Isso é devido ao grande número de dados que circulam por ai, já escrevemos aqui no blog sobre isso (https://crowdertech.com.br/2020/07/13/armazenamentos-de-dados-quais-os-tipos-comuns/), em 2020 alcançaremos a marca de 44 trilhões de gigabytes de dados e a partir daqui, esse número irá crescer cada vez mais. Não tem como gravar esses dados na terra, no ar e nem na nuvem (rs). Não se engane, por detrás da nuvem existem equipamentos que armazenam os dados. Esse é o ponto central da nossa discussão! Porque as empresas de recuperação de dados quebrariam se os dados que circulam por aí crescem a cada dia?
A resposta não mudou com o passar dos anos, simples! INOVAÇÃO. Retomando o tema da segurança da informação, principalmente no Brasil que o tema está em alta devido à LGPD que entrou em vigor recentemente, o tema cresceu devido ao aumento de ataques de ransowmares (vírus malicioso que infecta computadores e criptografam os dados e cobram para devolvê-los).
Esse tipo de ataque que começou crescer em 2012, vem silenciosamente crescendo de forma exponencial e pra variar vejo meus colegas negligenciando essa área, pois bem, talvez quebrem por não oferecerem esse tipo de trabalho que está em alta.
Inovação e percepção
Em 2017 (abril pra ser exato), comecei a analisar de perto esse tipo de ataque, me causava revolta um hacker implantar um sistema que “sequestra” a informação e ainda cobrava resgate através de criptomoedas (moeda não rastreável), achei isso o fim da picada!
Ainda em 2017 tive o pressentimento que esse tipo de ataque iria elevar as empresas de recuperação de dados para outro nível, porém aqueles que negligenciam a inovação, continuam ficando para trás, por outro lado, pude ver outras empresas que passaram a focar somente em recuperar dados Ransomware, o que na minha visão é um outro erro colossal. Em investimentos (mercado financeiro) é elementar, básico e sabido que não podemos investir nossos recursos em apenas uma carteira, ao fazer isso, corremos o risco de quebrar o nosso rendimento e tomar um prejuízo que por muitas das vezes é sem retorno. Em nossa área não é diferente. Quando focamos em apenas uma direção, cometemos o mesmo erro do construtor do Titanic e o resultado é notório. Cresceu esse tipo de trabalho e poucas empresas entraram no barco, porém, tenho plena convicção que isso tem um prazo de validade, pois as empresas de segurança também estão crescendo e cada vez mais vão oferecer soluções de alto nível para combater esse tipo de crime. Ainda mais que o destino do valor cobrado para resgate dos dados é para a continuidade de crimes, armas e tráfico de drogas e outros crimes contra a humanidade.
A percepção
A percepção que eu tenho é que existem tecnologias que ainda não são comerciais e que em breve estarão disponíveis ao mercado de armazenamento de dados e a minha pergunta é: O que você tem feito para inovar o seu negócio?
Marketing Digital (o principal pilar para o futuro da recuperação de dados)
Uma das coisas mais negligenciadas em nossa área, dificilmente você irá encontrar uma empresa que tenha uma equipe específica para cuidar da área de marketing e isso tem uma explicação. Recuperação de dados é uma área muito particular, não existe uma faculdade que ensina e como já tido lá no início do texto, é preciso muita paixão e dedicação para se tornar uma referência na área. Com o passar dos anos, pude perceber que pra fazer marketing que realmente converte, é crucial que o time tenha vivência de laboratório, que sejam envolvidos com tecnologia, inovação e que acima de tudo: SAIBAM RECUPERAR DADOS.
Não se engane! O futuro da recuperação de dados parece um exagero!
Você pode achar que estou exagerando, mas seguindo essa lógica, faça um teste: Contrate uma agência de marketing (isso vai lhe custar caro e não vai ser efetivo) e largue tudo nas mãos deles e aguarde os resultados. Garanto pra você que em pouco tempo, você será a cópia de alguém. O que se apresenta por aí, fora dos sites de empresas de recuperação de dados, são conteúdos genéricos sobre a área. A sua marca será construída baseada naquilo que outras empresas tem como expertise. Não se engane, melhor profissional pra dirigir o departamento de marketing da sua empresa (não precisa saber sobre as boas práticas de marketing) é dominar com maestria o tema. A maioria dos nossos clientes não estão interessados no visual do seu site, apesar que isso é muito importante, ele está preocupado em saber a sua expertise sobre o assunto. Fica difícil uma agência externa transmitir isso sem ser superficial e caminhar no sentido de copiar e colar informações aleatórias obtidas na internet.
Vendas
Invista em um profissional de vendas, que faça o seu cliente ter prazer em fazer o trabalho com a sua empresa e não com o seu concorrente que vai cobrar mais barato. Não se engane, assim como no marketing, o profissional de vendas ou comercial (como chamamos internamente) precisa ser um vendedor com expertise em tecnologia, caso contrário, não converte.
Caso real
Já vimos casos por aqui que o nosso comercial teve que apresentar uma proposta comercial em tempo real e foi questionado por profissionais de tecnologia sobre as nuances do projeto. Imagine se você deixar transparecer algo contrário? Não vai converter. Hoje, posso afirmar categoricamente que empresas de recuperação de dados sobrevive com esses três pilares:
1 – Inovação
2 – Marketing Digital
3 – Vendas
Se você não entrar nesse ritmo, posso afirmar que em poucos anos, o seu negócio estará fora do mercado, porque vejo uma galera nova que vem surgindo aí quebrando tudo na área de inovação, trazendo novas tecnologias de fora, com sede e o melhor de tudo é que são jovens e amam desafios. Modéstia à parte, faço parte desse grupo inquieto e inovador.
Conclusão
O futuro da recuperação de dados é brilhante, diminuiu de um lado e aumenta do outro. Observe se você tem olhado para esse tripé (Inovação, marketing e vendas) com atenção, se não estiver, comece a treinar a sua equipe agora mesmo para caminhar nessa direção, caso contrário, o que vai sobrar para você são migalhas, e ainda assim, você vai precisar terceirizar para outros fazerem para você.
Espero ter ajudado de alguma forma você a despertar para o futuro da recuperação de dados.
Dedico esse texto aos amigos incansáveis da área de recuperação de dados.