Recuperar Máquina Virtual

Máquinas Virtuais? O que é isso?

Introdução

Com o crescimento quase que desenfreado das movimentações virtuais,

principalmente no tocante aos dados, houve uma necessidade de se adequar e criar soluções que atendam a demanda por armazenamento seguro dos dados.

Com passar do tempo, a qualidade dos dados tem melhorado cada vez mais devido a alta resolução de fotos e vídeos, criação de aplicação com alta escalabilidade de dados e movimentações sociais, aqui podemos citar o crescimento do uso das redes sociais, produção de conteúdos para essa finalidade.

Porque estou contando tudo isso? Você já parou pra pensar se existe computadores, servidores ou storages suficientemente para processar, memorizar e armazenar todos esses dados?

Em 2015, um estudo publicado pela Forbes, foi estimado que em 2020 ultrapassaríamos a marca esmagadora dos 44 trilhões de gigabytes de dados armazenados no mundo inteiro. Esse crescimento exponencial trouxe à tona uma discussão que abriu a visão para o termo “Big Data” que atualmente está em alta, essa é uma discussão que abordaremos em outro momento aqui no blog da Crowdertech. Esses 44 trilhões de gigabytes previstos pela Forbes foi alcançado e em um artigo publicado pelo CANALTECH, especialistas afirmaram que o armazenamento de dados dobram a cada 2 anos. UAL! Onde vamos parar?

Estamos preparados?

A minha pergunta, feita acima, irei repeti-la aqui: Será que estamos preparados? Será que temos soluções suficientes para atender essa demanda exponencial?

Aqui, gostaria de trazer a existência os fatos citados sobre a quantidade de dados com o intuito de fazer uma conexão sobre o tema desse artigo: Máquinas Virtuais. Parece não fazer muito sentido, talvez, faria mais sentido falar sobre isso em um contexto de armazenamento. Vamos lá, primeiramente iremos falar sobre o que é máquina virtual e quais são os seus conceitos básicos, dessa forma a conexão entre os dois temas ficará claro.

O que é máquina virtual?

De uma forma bem didática, aqui caberia uma profundidade maior, máquina virtual é um computador lógico ou vários computadores lógicos rodando em um computador físico. Esse é o conceito, talvez muito grosseiro do que se trata essa aplicação.

Quais os benefícios?

Imagine o seguinte cenário, aqui você vai começar a compreender a conexão entre quantidade de dados x quantidade de computadores para processamento e armazenamento: Já pensou se tivesse que processar essa quantidade de dados (44 trilhões de gigabytes) em apenas um computador? O computador da sua casa conseguiria lidar com isso? Sem medo de errar, posso afirma que não. Obviamente, estou exagerando aqui, já sabia resposta!

O desafio que muitas empresas encontraram com esse crescente na movimentação de dados, foi exatamente isso: Quantos computadores são necessários para fazer a manipulação? Ao fazer essa pergunta, se deparam com uma questão básica, elementar na verdade: ESPAÇO FÍSICO? Imagine o espaço disponível que é preciso para manter uma estrutura pra manter dados de um Google da vida?

O conceito das máquinas virtuais nasce de uma necessidade de otimização dos processos, da segurança e da disponibilidade total com custo baixo de manutenção. Basicamente o conceito é: Ao invés de comprar 3 computadores, eu compro apenas um e o transformo em três!

Listando alguns benefícios:

  • Segurança
  • Otimização de espaço
  • Disponibilidade de configuração
  • Economia financeira
  • Ambiente de testes
  • Variedades de sistemas operacionais no mesmo equipamento

Percebe que existe conexão entre os dois temas abordados? Faz todo sentido pensar em disponibilidade!

Agora, outra questão que futuramente iremos discutir é se teremos disponibilidade física para suportar toda essa demanda que cresce rápido. Acho crucial a discussão nas comunidades de tecnologia sobre o tema, extremamente relevante.

Acredito fielmente, até acho isso óbvio demais, mas irão surgir novas tecnologias inimagináveis para atender essa demanda, assim como a ideia de um computador virtual parecia algo de filme Hollywoodiano (Matrix) e se tornou realidade! Aguardemos as cenas dos próximos capítulos do mundo surpreendente da tecnologia.

Quem são os principais desenvolvedores e fabricantes dessa tecnologia?

  • Vmware
  • Microsoft (Hyper-V)
  • Red Hat
  • Suse (KVM)
  • Nutanix
  • Oracle VM
  • Citrix (Xen Server)

Recuperação de dados em máquinas virtuais

A Crowdertech, empresa com mais de 12 anos de existência, desenvolvedora de tecnologia avançada em recuperação de dados é a maior empresa do ramo e tem vasta experiência com cenários de pequena e alta complexidade que envolva perda de dados em ambientes de virtualização. Estamos a disposição para sanar absolutamente todas as dúvidas e auxiliá-lo sobre esse tema. Estamos online!

Cobrimos qualquer orçamento.