Bits, Bytes, Kilobytes, Megabytes, Gigabytes, Terabytes, Petabytes, Exabytes, Yottabyte
Introdução
Essas nomenclaturas não são estranhas, muito
provavelmente você já ouviu falar e até mesmo utiliza com certa frequência, porém você realmente sabe do que se trata? Você já estudou sobre o tema e teve curiosidade de saber mais sobre essas unidades básicas de medidas digitais? Hoje vamos falar um pouco sobre esse tema.
Tudo começa com as unidades binárias que dão origem as unidades básicas de medidas digitais, isso mesmo, a informação binária vem acompanhada por uma unidade lógica de tamanho e é aí que surgiram os bits e consequentemente as demais unidades de tamanho. Para simplificar, você pode imaginar o seguinte: 10 moedas de 10 centavos geram 1 moeda de 1 real. As unidades se comportam dessa forma, quando atingem um certo número, a nomenclatura muda para outra unidade, daí as variações observadas no título desse artigo.
O que são números binários?
É um sistema numeral de base fixa que consiste em apenas dois números. Como apresentado no quadro acima, a base relacional se concentra apenas em zeros e um.
É amplamente usado em computação, tanto na esfera física quanto na lógica. Os níveis de tensão utilizam sinais como impulso seguidos por essas unidades, e a programação lógica segue o mesmo caminho.
Aprendemos na escola, sobre o sistema de numeração decimal, esse é o sistema mais utilizado na vida, devido as operações de soma, subtração, multiplicação e divisão. Em computação, o sistema binário é utilizado devido a agilidade no processamento de apenas 2 números (BASE 2), aí que surgiram os tão pouco comentados logaritmos.
Outro sistema que podemos citar, é o CÓDIGO MORSE, que igualmente os binários, utiliza apenas 2 bases fixas, no caso, pontos e traços.
Interessante imaginar que bases fixas são capazes de criar pulsos eletromagnéticos e comunicação criptografada. É genial!
Quais tipos de sistemas numerais existem?
Existem dois tipos de sistemas numerais: Os posicionais e não posicionais, apresentados no quadro abaixo, exemplificando o sistema romano, porém existem outros:
Sistemas posicionais
Utilizam bases fixas entre 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
- Decimal (base 10) representam todas as quantidades
- Hexadecimal (base 16) representam quantidade de 0 a 9 e utilizam as letras de A a F para representar os números de 10 a 15.
- Octal (base 8) representam a quantidade de 0 a 7
- Binário (base 2) representados por 0 e 1
Sistemas não posicionais
Utilizam símbolos como valores e são fixos, independente da posição que ocupam.
- Algarismos romanos
- Numeração indiana
- Sistema Egípcio
Bom, acho que deu pra entender um pouco sobre o que se trata as unidades de medidas digitais. Agora vamos falar um pouco sobre cada unidade especificamente.
Bit
É a menor unidade de armazenamento ou transmissão, do inglês binary digit, um bit pode apenas assumir dois valores: 0 e 1.
Byte
Unidade de armazenamento ou transmissão, diferentemente do bit, o byte é maior. É equivalente a 8 unidades bits.
Kilobyte
É o múltiplo da unidade byte, é composto por 1024 bytes.
Megabyte
Unidade de armazenamento que equivale a 1.000.000 de bytes
Gigabyte
Unidade de armazenamento que equivale a 1024 megabytes ou 1.000.000.000 bytes
Terabyte
Unidade de armazenamento que equivale a 1024 gigabytes.
Petabyte
É um múltiplo de unidade armazenamento que equivale 1000 terabytes
Exabyte
Unidade de medida para armazenamento que equivale a 1.000.000.000.000.000.000 bytes
Yottabyte
Unidade de medida para armazenamento que equivale 1.000.000 exabytes ou 10 elevado à 24.ª potência.
Curiosidades
Na recuperação de dados, essas medidas praticamente norteiam o trabalho. A Crowdertech trabalha com ênfase em números hexadecimais para a reconstrução lógica de praticamente todo tipo de arquivo. Com 12 anos de experiência, desenvolvemos aplicações lógicas, pautadas em números matemáticos com o intuito de otimizar todas as nossas operações, embora, todas as nossas frentes estão prontas para atender a demanda, sempre priorizamos a criação de novos processos e a fomentação focada no crescimento técnico.
Para saber mais, acesse: www.crowdertech.com.br