Efeitos da Pandemia por COVID-19: Dados x Informação

Introdução

Em tempos de pandemia e distanciamento social, a internet foi bombardeada de informações e concomitantemente com a mídia televisiva através das manchetes, somos atualizados quase que em tempo real e em todas as esferas sociais da nossa sociedade. As informações que chegam e são rapidamente disseminadas através desses canais, passam pelo crivo tecnológico de análise de dados x informação.

Dicotomia proposital

Essa “dicotomia tecnológica” apresentada, diferem em alguns aspectos que são intrínseca integralmente à pandemia mundial por Coranavírus (COVID-19), a demanda por disponibilidade de dados em tempo real atrelada a velocidade em que a informação é disponibilizada, fez com que houvesse um mudança significativa no comportamento como são tratados os dados com cunho informativo.

O que a pandemia trouxe de mudanças no cenário informativo?

O comportamento mudou, mais do que nunca, até mesmo devido tenacidade da informação. Se tornou importante ter dados de qualidade para informar com qualidade. O cenário parece perfeito, mas imagine se não tivéssemos disponibilidade de armazenagem e internet rápida que devolve em tempo real a informação obtida pela análise dos dados recebidos a respeito da pandemia, como seriam as tomadas de decisões sem os dados em tempo real? A governabilidade, as tomadas de decisões e a distribuição de recursos estariam seriamente comprometidas.

Como identificar e até mesmo ter realidades diferentes da nossa em âmbito mundial?

Essas dúvidas são absolutamente normais, precisamos ter acesso aos dados de forma ininterruptas e sabendo disso, governos foram obrigados a mudar suas estruturas de tecnologia da informação, foram obrigados a investir em redes rápidas, servidores e storages para armazenagem de dados, serviços em nuvem, backups e sistemas de ERP para cadastros e controles.

Mudanças nacionais

No Brasil, teve uma campanha de repasse de dinheiro para pessoas de baixa renda devido os efeitos na economia, foi necessário o repasse para essas pessoas, de alguma forma, tentarem equilibrar suas contas. Agora, quase 60 milhões de pessoas se cadastraram para receberem esse auxílio emergencial; você realmente acredita que os servidores brasileiros operados pelo governo estavam preparados para receberem essa demanda de dados? Você acredita que o banco de dados ultrapassou o limite de cadastro e foi preciso recalcular a rota? Pois bem, teve problemas sim! Apresentaram problemas de instabilidade, atrasando ainda mais a entrega dos dados para análise de elegibilidade e aderência ao benefício.

Foi preciso disponibilizar mais espaço para armazenagem, foi preciso mudar os servidores e incluir uma alta disponibilidade de performance e por fim e não menos importante, criar uma estrutura gigante para análise e cruzamento de dados, combate à fraude e segurança da informação. Uma estrutura colossal para proteger os dados dos cidadãos de ataque de hackers (sequestro de dados – RANSOMWARE).

Conclusão

Para concluir o raciocínio, de tudo, ficou o legado dessas tecnologias que foram implementadas de forma emergencial devido à pandemia, mas também ficou o apreço pela disponibilidade de dados em tempo real e a entrega. Guerras e pandemias têm suas perdas e ganhos, assim caminha a humanidade. Jamais olharemos com os mesmos olhos para os dados em tempo real e a qualidade com que chegam até nós.

para saber mais sobre recuperação de dados em servidores e storages RAID acesse nossa página: https://crowdertech.com.br/recuperar-raid

Indicação de leitura

Você tem curiosidades sobre como recuperar dados criptografados por Ransomware? Acesse nossa página exclusiva aqui no blog sobre esse tema.

O que você precisa saber sobre RANSOMWARE?

Cobrimos qualquer orçamento.