Empresa de recuperação de dados? O que você precisa saber antes de confiar em uma?
Com quase 13 anos de experiência, com vivência em outras empresas de recuperação de dados, participante ativo em criação de novas tecnologias com intuito de prover um serviço de qualidade e que realmente se preocupa em resolver o problema de perda de dados, posso afirmar com todas as letras: Nem tudo que é dito pelas empresas de recuperação de dados, é verdadeiro. Existem alguns mitos e até inverdades propositais com gatilhos mentais para que você seja “pescado” pelo que é dito e nem pelo que realmente é.
Os mitos contados pelas empresas de recuperação de dados
Iremos abordar esse tema, não para denegrir os nossos concorrentes, mas para que você não caia em “contos” de fada e seja sumariamente engando por empresas de recuperação de dados, pois em alguns casos, o fato você enviar o seu dispositivo para essas empresas, certamente terão custos que não foram explicitados em letras garrafais, pois eles não tem expertise em recuperar os dados, apenas em arrancar o seu dinheiro a todo custo. Se a recuperação de dados for fácil, eles fazem, caso contrário não fazem e cobram pela avaliação. Temos relatos nesses anos que ainda vão mais profundo ainda, simplesmente detonam o seu dispositivo, retirando toda e qualquer chance de recuperar os seus dados. Segue alguns mitos que precisam ser avaliados com cuidado:
-
“Somos a maior empresa de recuperação de dados do Brasil ou da América Latina”
Como assim? Como afirmar isso? Baseado em quê? Quem foi o órgão responsável em validar as informações para chegarem nessa definição? Esse tipo de populismo barato, tem apenas uma única intenção: Fazer você acreditar que a tal empresa está no topo da cadeia, quando na verdade não estão.
-
Única empresa de recuperação de dados com laboratório sala limpa classe 100
Sala limpa classe 100 é um ambiente com controle de partículas (poeira) para abertura de dispositivos que não podem sofrer com contaminação como é o caso dos HDS mecânicos. Porém, como saber o que tem ou não no laboratório do outro? Será que quem afirma isso, realmente dispõem de uma sala limpa classe 100 ou apenas aquela bancada montada através de câmara limpa? Uma sala dessas, com mesas apropriadas, piso apropriado, tinta de parede e até mesmo o rejunte do piso precisam ser devidamente projetadas. Última vez que participei de um projeto para construção de uma sala limpa classe 100, homologada com certificação e tudo mais, em uma sala de 15 metros quadrados, o custo total foi de aproximadamente R$ 60,000.00, fora que a cada 3 meses é necessário trocar os filtros do equipamento que purifica o ambiente que também tem um custo elevado. As empresas investem nisso? Das vezes que procurei saber, me passando por cliente, quando solicitado fotos e o certificado de homologação, fui informado que não poderiam, pois tinham contrato de confidencialidade com outras empresas e nada internamente poderia sem mostrado. Estranho isso, pois quem tem algo relevante, se orgulha de mostrar. Sabe o que realmente acontece? A abertura de HD em ambientes sem controle de partícula, é possível sim, pois já existem técnicas de descontaminação fora do ambiente controlado, então a gama de investimentos nessa área não é mais prioritária nas empresas de recuperação de dados.
-
Engenheiros
Passa um ar de profissionalismo né? Pois é exatamente esse o gatilho. Engenheiros de softwares, engenheiros eletrônicos… Na verdade, engenheiros especialistas em enganação e enrolação. Não consigo visualizar em qual o momento um engenheiro entra na equação de recuperação de dados, é uma das maiores utopias já ditas pelas empresas de recuperação dados. Agora, pode ser que alguém estudou engenharia e abriu mão da carreira para abrir uma empresa de recuperação de dados? Claro! Mas pode ser que o advogado também tenha feito isso (apesar de ser menos provável), o que isso beneficia? Absolutamente nada. Recuperação de dados é vivência e essa vivência nos capacita e pensar e criar soluções, caso contrário, é somente o título mesmo.
-
Somos a única empresa de recuperação de dados que presta esse serviço no Brasil?
Sim, não temos dúvida disso! A única empresa que presta esse tipo de desserviço! Na área de recuperação de dados, o muro do vizinho é alto, não tem como espiar o gramado!
Enfim, esses são apenas alguns mitos e inverdade ditas por aí. Fica nossa alerta: Todas as vezes que você ver uma empresa de recuperação de dados que afirme ser a melhor, somente ele ter alguma tecnologia desconhecida ou coisa do gênero, desconfie logo.
As avaliações no Google não querem dizer absolutamente nada
As empresas de recuperação de dados usam como marketing as avaliações que recebem no Google ou em qualquer outra ferramenta, mas o que está por trás disso? Vou te contar uma história real que as empresas de recuperação de dados fazem para obterem essas avaliações. Na última empresa de recuperação de dados que trabalhei, antes de iniciar as atividades na Crowdertech, as avaliações no Google vinham de amigos próximos que participavam de um circulo social com mais de mil pessoas envolvidas, eu mesmo fui um dos agenciadores para conseguirem avaliações de pessoas próximas que não são cliente reais, são apenas pessoas aleatórias do círculo de amizade, ou seja, são avaliações fabricadas para que você, cliente, seja induzido. Outra estratégia que usávamos lá, era oferecer descontos colossais para os clientes fazerem avaliações positivas, sem espontaneidade. Por fim, outro artifício que utilizávamos era nos casos de recuperar dados de empresas grandes, combinávamos com cliente que trouxe o material para recuperar que para obter descontos, como moeda de troca, a empresa inteira faria um comentário positivo no Google, ou seja, todos os departamentos da empresa precisaria avaliar o mesmo trabalho e com textos produzidos por nós mesmos. Em uma ocasião dessas, conseguimos mais de 50 avaliações da mesma empresa e mais depoimentos em vídeo, gravados por nós mesmo com roteiro criado, novamente sem espontaneidade nenhuma. Existe algum crime aqui? Ao meu ver não, pois negócio é negócio, agora, quem utiliza esses artifícios tem competência técnica ou apenas competência em marketing?
Porque estou te contando isso?
Essa busca incessante por avaliações positivas tem dois motivos:
1 – Induzir escolher a empresa pela avaliação fabricada
2 – Ofuscar as reclamações reais
Ou seja, você não estará confiando na expertise da empresa e sim em avaliações fabricadas, roteirizadas com gatilhos.
O que você precisa avaliar nas empresas de recuperação de dados antes de enviar o seu dispositivo?
-
O ponto mais importante? Expertise técnica
Peça para falar com o técnico PELO TELEFONE que vai executar o seu trabalho e peça uma explicação técnica. Garanto que você, mesmo sendo leigo vai logo perceber que se trata de um amador que segue tutorial de internet para recuperar os seus preciosos dados. Em breve, iremos fazer um roteiro de perguntas técnicas para você fazer no momento da contratação do serviço de recuperação de dados, assim você conseguirá avaliar a expertise técnica da empresa.
-
Veja o conteúdo do site
impossível falar de recuperação de dados sem técnica, veja se o conteúdo tem sentido ou é apenas conteúdo replicado da internet. Tem um dos nossos concorrentes que comparam a tecnologia RAID com um “grande ecossistema”, com as “rodas de uma carreta” e por fim diz que uma das tecnologias RAID mais complexas de se recuperar os dados que é a configuração JBOD (Em breve falaremos sobre JBOD em um contexto técnico e explicativo) não se trata de RAID, vão mais longe ainda, dizem que ele é o “excluído” da turma (Sic). Esse tipo de conteúdo é engraçado? Sim, mas é preocupante, pois escancara uma debilidade técnica sem precedentes e mais, ao enviar seu dispositivo para essas empresas, você correr o risco de não ter mais acesso aos dados devido a imperícia técnica.
-
Conteúdo do Blog
Empresas técnicas tem prazer em criar conteúdo relevante sobre recuperação de dados, informar e até mesmo alertar. Veja com que frequência escrevem artigos técnicos, criam material com dicas técnicas para o YouTube por exemplo. Importante avaliar também se o conteúdo não é replicado da internet, geralmente nem as vírgulas eles mudam de lugar, cópia “ipsis litteris”.
Conclusão
Recuperação de dados é coisa séria, em muitos casos, você terá apenas uma chance para recuperar os seus preciosos dados e para isso é crucial que você procure por empresas sérias, que tem compromisso com a inovação, com a transparência e que tenha a expertise mais evidente do que o marketing. Recentemente fizemos uma denúncia gravíssima sobre como as empresas de recuperação de dados agem em ataques cibernéticos por exemplo, se sobrar algum tempo, leia e compartilhe com o máximo de pessoas para que elas não sejam enganadas. Obrigado pela leitura.
Denúncia:
Parte 1: https://crowdertech.com.br/2020/09/16/recuperar-arquivos-encriptados/
Parte 2: https://crowdertech.com.br/2020/09/21/recuperar-dados-encriptados-2/