Dados apagados? É possível recuperar?
Introdução
Um belo dia você na sua casa vendo aquelas fotos de família ou terminando aquele arquivo importante para entregar o TCC na faculdade e sem querer você apaga o dado ou por algum problema no sistema de arquivos do sistema operacional, o arquivo sumiu do nada, e agora? O desespero bate, você começa a soar frio porque
percebe que não tem backup e que é simplesmente impossível ficar sem aquela informação.
Se eu puder dar um palpite, rapidamente você vai pesquisar no Google se é possível recuperar os dados que foram “perdidos”.
Não se preocupe que não sou vidente! Esse é um impulso natural em cenários que envolvam perda de dados.
Tecnologias que não resolvem
Mas e essas soluções milagrosas oferecidas na internet resolvem? Olha, é muito arriscado dizer que sim ou que não, cada caso é diferente! O sistema de arquivos, o sistema operacional, o que foi feito depois da perda; todas essas questões são necessárias para entender qual tipo de solução.
Nesses mais de anos no mercado, a Crowdertech pode perceber que a grande maioria das soluções de internet não são confiáveis.
Certa vez criamos um ambiente de testes em nosso laboratório a fim de perceber a efetividade desses softwares gratuitos que prometem uma solução rápida e sem custo.
Nossa estratégia foi a seguinte: Elencamos cinco softwares (gratuitos) que prometiam recuperar os dados, separamos 5 HDs limpos (zero fill), gravamos dados simples neles como Word, Excel, fotos, PDF e vídeos, após a gravação, apenas formatamos as unidades porque essa é a forma mais simples quando se trata de recuperação de dados. Resultado?
NENHUM DOS SOFTWARES RECUPERARAM OS NOSSOS ARQUIVOS.
Foi simplesmente chocante perceber que nenhum dos softwares conseguiram recuperar o cenário mais simples e ainda pudemos perceber que alguns dos softwares infectavam a unidade com malwares (software mal intencionado) e um outro, ainda destruía as informações escritas no sistema de arquivo a qual chamamos de MFT (o teste foi feito apenas em ambiente Windows devido a simplicidade que queríamos emular).
O que seria MFT?
MFT (Master file table) é a principal estrutura de armazenagem de informações sobre todos os arquivos gravados no HD, incluindo diretórios, datas, nomes, tamanho, local de escrita. Podemos considerar que é o “mapa” do sistema de arquivos.
Cada sistema operacional possuí o seu file system acompanhando com o sistema de arquivos próprios. A seguir, vou listar alguns sistemas operacionais e file systems:
File Systems
- Windows | FAT | EXFAT | NTFS | REFS |
- Linux, FreeBSD, OpenBSD, Sun Solaris, IBM AIX | UFS | EXT | EXT2 | EXT3 | EXT 4 | SWAP | Reiser | XFS | JFS | ZFS
- MacOS | HFS | HFS+ | APFS
Quando apagado, é possível recuperar os dados?
Sim! A explicação acima sobre os file systems (sistemas de arquivos) é justamente para embasar nossa resposta sobre se é possível recuperar os dados “apagados”.
Quando você deleta um arquivo, ele apenas não aparece mais para você, porém, ele permanece gravado lá ou é realocado para um espaço disponível no dispositivo gravado. Os atributos permanecem intactos: Nome, tamanho, data etc. Essas informações que ficam na MFT (tabela dos dados), gerenciados pelo file system norteiam a recuperação dos dados.
A recuperação será possível se essas informações estiverem intactas, mas existem casos que os atributos são perdidos e mesmo assim é possível recuperar os dados, chamamos essa modalidade de recuperação em modo “RAW”, é quando recupera os arquivos sem atributos (nomes, tamanhos e data)
Em quais cenários não são possíveis a recuperação de arquivos apagados?
Apenas dois cenários impossibilitam a recuperação:
- Sobreposição, quando o local que estava gravado a MFT e o local lógico do arquivo é sobrescrito por outra informação.
- Zero Fill, quando a MFT e o local do arquivo são completamente zerados.
Sempre indicamos aos nossos clientes que ao apagar arquivos ou sumir inexplicavelmente, que não se grave mais absolutamente nada no dispositivo, assim mantemos a integridade.
Nota:
Sistemas Linux tem uma didática completamente diferente de Windows, a escrita de dados e diferente e o processo de recuperação é um pouco mais complicada. Quando iniciamos há 12 anos atrás, quase não existia técnicas para recuperação de arquivos deletados em Linux, a reconstrução era quase manual.
Principais extensões de arquivos
- Documentos:
DOC, DOCX, XLS, XLSX, PPT, PPTX, PDF, TXT
- Imagens
JPG, JPEG, TIFF, BMP, GIF, PNG, AI, CDR
- Vídeos
MP4, MOV, RMVB, MKV, MPEG, AVI
- Áudios
MP3, OGG, WAVE, AC3, AAC, WMA
- Compactadores
ZIP, RAR, 7zip
- Banco de Dados
MDF, LDF, BAK, DB, ORA
Soluções Customizadas
A Crowdertech, acostumada com o jeito antigo de recuperar dados, época que não existia softwares para recuperar automaticamente dados perdidos, sempre desenvolvemos nossas próprias ferramentas e sabemos como funciona todo o processo. Temos a possibilidade de avaliar o seu caso, mesmo que tenha recebido um diagnóstico negativo.
Para saber mais, acesse: www.crowdertech.com.br